Progresso em 23/08/2012

Progresso em 23/08/2012

Voltando a emagrecer bastante

Peso e medidas em 23/08/2012 e comparações com a semana passada (15/08/2012)

  • Altura: 1,86m
  • Peso: 119,8kg (-0,9kg)
  • Abdome (Cintura): 124,5cm (-1,5cm)
  • Quadril: 120,0cm (-1cm)
  • Torso: 116,1cm (-1cm)
  • IMC: 34,63 [obesidade classe 1]* ** (-0,26)

Muito bom trabalho esta semana! Perdi quase 1kg e reduzi e todas as medidas. Esta semana mudei muita coisa: comecei o Aikido, que tem me feito perder muito líquido que estava retido (depois de uma aula, chego a perder 2kg, dos quais recupero boa parte apenas tomando água ou chá gelado), mas mesmo assim, é uma grande melhora. Além disso, reduzi bastante as quantidades de comida que estava comendo. Me dei conta que eu comia simplesmente por costume e não escutava “as vozes em minha cabeça” que diziam para eu parar de comer. Agora como somente quando estou com fome e somente a quantidade necessária para passar a fome.

Nessas condições, acabei quase que naturalmente fazendo o Intermittent Fasting (IF), ou jejum intermitente, que consiste em alternar períodos longos em jejum (em torno de 16 horas) com períodos “curtos” (em torno de 8h).  O mais interessante disso é que não faço me forçando para não comer. Faço porque simplesmente não sinto fome: a gordura que eu queimo me mantém vivo e saciado e não vejo necessidade em comer mais vezes. Claro que isto não ocorre todos os dias. Em dias que gasto mais energia, a necessidade de me alimentar é mais frequente.

Outra mudança importante é: quando acho que estou com fome, tomo um ou dois copos d’água e espero alguns minutos. Se a sensação de fome persistir (ou seja, se não for sede disfarçada), eu como. Tem funcionado.

* O IMC não é uma medida confiável, mas como é a medida usada nas estatísticas de obesidade, eu o utilizarei como referência.
** http://www.amaissaude.com.br/saude-e-lazer/Pages/resultado-imc.aspx?txtPeso=119,8&txtAltura=1,86