Dr. Drauzio Varella fala sobre o consumo de gordura

Dr. Drauzio Varella fala sobre o consumo de gordura

Médico ainda alerta para os perigos do consumo indiscriminado de carboidratos

Recentemente li no site do Dr. Drauzio Varella, um artigo que chamou minha atenção por dois motivos: primeiro, ele falava sobre o consumo de carne vermelha e gordura animal com um ponto de vista muito semelhante ao deste blog; o segundo motivo é que ele cita várias vezes Gary Taubes, editor da revista Science e autor de “Good Calories, Bad Calories” e “Why We Get Fat”, que já recomendamos por aqui também.

Ao falar sobre colesterol, Dr. Varella relata um pouco de sua prática médica:

“Vi um senhor que comia uma dúzia de ovos por dia havia mais de trinta anos e tinha colesterol total de 160 (pelos padrões atuais, recomenda-se que sejam mantidos valores abaixo de 200). Encontrei uma mulher de 40 anos com colesterol de 280. Quando lhe disse que precisava reduzir gordura animal, respondeu-me que era vegetariana havia doze anos.”

Falando sobre o consumo de carboidratos, Dr. Drauzio Varella diz que:

“Além de aumentar o risco de diabetes pela estimulação exagerada do pâncreas, dietas com alto conteúdo de carboidratos provocam aumento de triglicérides e de LDL (o “mau” colesterol), e redução dos níveis de HDL. Esta tríade de eventos bioquímicos é conhecida como resistência à insulina (ou síndrome X) e está intimamente ligada ao aumento do risco de doença coronariana.”

Por fim, ao falar sobre as recomendações de dieta que vêm sendo dadas há anos, Dr. Drauzio diz que:

“Assim, fica claro que as recomendações atuais para evitar gordura animal nas refeições são, no mínimo, desprovidas de fundamento científico. Mais grave, podem induzir a parcela da população com acesso ilimitado aos alimentos a ingerir quantidades maiores de carboidratos, que podem ser responsáveis pelo aparecimento de diabetes nos geneticamente predispostos, aumento de triglicérides e de LDL, redução do HDL e, agora sim, aumento do risco de morrer de ataque cardíaco.”

Ficou curioso para saber mais? Leia o texto na íntegra em:

http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/obesidade/os-prazeres-da-carne-vermelha/

PS: após tentar sem sucesso o contato com a assessoria do Dr. Drauzio Varella por uma semana a fim de solicitar a autorização para uso de sua imagem, resolvi amparar-me no Código Civil Brasileiro, que prevê a autorização tácita para uso de imagem de pessoas notórias que se exponham voluntariamente na mídia.